Novo sistema de esgotamento sanitário em Águas Lindas (GO) é inaugurado

Investimento foi de R$ 36 milhões

Por Conexão Construção 22/06/2017 - 08:54 hs
Foto: Ascom
Novo sistema de esgotamento sanitário em Águas Lindas (GO) é inaugurado
ETE Águas Lindas poderá atender 135 mil habitantes na primeira etapa

O Consórcio Águas Lindas, formado pela Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) e pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), vai inaugura hoje (22/6) o Sistema de Esgotamento Sanitário do município, composto por Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), quatro estações elevatórias, redes coletoras de esgoto, interceptores e linhas de recalque. A obra é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 36 milhões, do governo federal, por meio da Caixa Econômica Federal (FGTS/PAC).

Com equipamentos automatizados de última geração, a ETE Águas Lindas terá capacidade para atender cerca de 135 mil habitantes, na primeira etapa em execução. O nível de tratamento terciário do complexo prevê remoção de 94% de matéria orgânica e 99,9% de patógenos, com vazão de 305 l/s, que poderá chegar a 600 l/s. A partir da implantação total do sistema, 270 mil habitantes serão beneficiados.

O local definido para a implantação da ETE fica entre as cabeceiras dos córregos Paulista e Bocaína, afluentes da Bacia do Rio Verde. A área, que possui aproximadamente 25 hectares, está a cerca de três quilômetros do perímetro urbano, às margens da pista pavimentada que liga Águas Lindas de Goiás a Brazlândia.